Quais são as coisas que estão prendendo você, impedindo você de viver a vida plena que Jesus prometeu a quem o segue? Jesus veio para trazer liberdade! Em João 3:31-32, Jesus nos mostrou o caminho para a liberdade, que vem quando conhecemos a verdade. Veja aqui como você pode viver em liberdade:

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: 'Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. - João 8:31-32

Nessa passagem, Jesus falou de 4 passos na vida cristã: permanecer em sua palavra, ser seu discípulo, conhecer a verdade e ser liberto. Cada um desses passos leva ao próximo. A fé em Jesus é o início da caminhada e o fim é a verdadeira liberdade em Jesus!

Permanecer firme na palavra de Jesus

O primeiro passo para a liberdade é a fé em Jesus. Mas não basta apenas crer em Jesus uma vez, depois continuar sua vida como antigamente. Jesus disse que é preciso permanecer firme em sua palavra.

Jesus falou essas palavras a vários judeus que tinham acabado de crer nele. Esse primeiro passo era muito importante mas Jesus sabia que nem todos iriam ficar firmes. A verdadeira mudança acontece quando vivemos nossa fé diariamente.

Permanecer firmes na palavra de Jesus significa aprender o que ele ensinou e aplicar esses ensinamentos em nossas vidas. Assim, sua palavra entra dentro de nossos corações e muda nossas vidas. A cada dia reafirmamos nossa fé, ao escolhermos crer nas palavras de Jesus e colocarmos em prática.

Ser discípulo de Jesus

Um discípulo é um seguidor ou aluno, que procura aprender a viver como seu professor. É fácil ir à igreja e aprender sobre Jesus mas somente quem fica firme em sua palavra se torna um discípulo. A verdadeira fé em Jesus é uma coisa ativa, que muda nossa forma de viver, porque cria em nós o desejo de ser mais como Jesus.

O discípulo de Jesus ama Jesus e quer obedecê-lo. As palavras de Jesus influenciam sua forma de ver o mundo e de agir. Através dessas palavras, o amor de Deus toca seu coração e muda sua atitude em relação ao pecado. O discípulo vive para Deus, não para o mal.

Conhecer a verdade

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Por isso, quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais conhecemos da verdade. O discípulo busca Jesus e encontra a verdade.

Quando permanecemos na palavra de Jesus, aprendendo mais da Bíblia e colocando seus ensinamentos em prática, passamos a conhecer a verdade. Esse conhecimento não é apenas intelectual mas também do coração. A verdade de Jesus se torna parte de nossa vida e influencia nossas ações e atitudes.

Conhecer a verdade é ter intimidade com a verdade. Ela se torna o guia da vida do discípulo de Jesus. Em vez de algo distante e inatingível, em Jesus a verdade se torna acessível e nos aproxima de Deus!

Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

- João 14:6

Ser liberto pela verdade

A verdade é poderosa! Ela nos ensina sobre como Jesus liberta da escravidão:

  • Do pecado
  • Do diabo
  • Do medo
  • Da insegurança
  • Das crenças erradas
  • Do desespero

Quando esse conhecimento toca o coração, há transformação. As mentiras e os enganos que nos mantinham presos são destruídos e podemos viver em liberdade, pelo poder de Jesus. Permanecer na verdade de Jesus é o caminho para uma vida realmente livre e plena!

O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.

- João 10:10