Esse precioso versículo da Palavra de Deus é uma declaração poderosa feita pelo apóstolo Paulo, nos últimos momentos de sua vida. Com seu exemplo e testemunho, todos os cristãos são encorajados a permanecerem firmes na fé em Cristo. Apesar das lutas e problemas da vida, somos incentivados a continuar fiéis ao Senhor durante toda a jornada, até o fim.

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
- 2 Timóteo 4:7

Nesta pequena frase, cheia de significado, Paulo usa as metáforas de uma batalha e uma corrida para descrever o resumo da sua vida dedicada à fé e à pregação do Evangelho de Jesus Cristo.

A ideia referida sobre o combate da vida na fé, tem a ver com as muitas lutas, incompreensões e perseguições que Paulo atravessou por tentar se manter fiel a Cristo e à Palavra de Deus - conflito com o pecado, o mundo, a carne e o diabo.

O Evangelho é a causa da nossa luta diária. Precisamos de "lutar" continuamente cooperando e testemunhando da obra salvadora de Jesus, em prol do crescimento do Reino de Deus.

Essa é a chave para o bom combate: crermos que ele já está vencido pelo nosso Senhor Jesus! Pela fé, Jesus Cristo já venceu o mundo e o mal. Com Ele venceremos as nossas guerras, pois o Inimigo das nossas almas, vencido está!

A nossa existência é palco de muitas lutas e manifestações da presença de Deus. Pois Seu Espírito é o que mantém cada crente forte e preparado para os combates nesta vida. A 1ª referência por "a boa luta da fé" já havia sido mencionada anteriormente em 1 Timóteo 6:12 por Paulo:

Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você também foi chamado e da qual fez a boa confissão diante de muitas testemunhas.
- 1 Timóteo 6:12

Entenda o que significa "completei a corrida"

Por outras palavras, significa dizer "terminei a obra que Deus me deu para fazer". A carreira ou corrida é a segunda metáfora usada pelo apóstolo Paulo, para comparar a nossa jornada de fé. Mais uma vez, a imagem sugere os árduos esforços necessários para cumprir o nosso propósito designado.

Tal como um maratonista precisa vencer os obstáculos externos e internos para acabar a sua prova, assim também é na vida do crente.

A figura de um corredor, que completa a sua prova, remete-nos para um atleta preparado que se mantém firme até o fim. Apesar do cansaço, impedimentos e dificuldades que surjam no caminho, o corredor olha atentamente para a meta desejando alcançá-la.

Assim também, na vida do cristão, precisa Cristo como alvo a ser alcançado. Independentemente das lutas, perseguições e provas, precisamos continuar firmes, completos e constantes, aguardando receber o precioso prêmio, pela fé!

Entenda o que significa "guardei a fé"

A fé é central na vida de todos que andam com Deus. Além dos esforços necessários para a jornada da vida cristã, cada crente também deve proteger a sua fé, como algo que é fundamental na sua relação com o Senhor.

Cristo é o objeto, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2). A fé é um tesouro precioso concedido por Deus, que deve ser guardado com zelo e dedicação. A nossa profissão de fé no Evangelho deve ser mantida com fidelidade até o fim!

Isso significa que devemos ser fieis à confiança em Jesus, custe o que custar. Apesar das aflições, tentações, perigos e conflitos, precisamos manter a fé inabalável, não adulterada e inteira no Senhor. Viver uma fé não fingida (2 Timóteo 1:5), nos fará encarar opiniões diferentes com coragem, intenção e perseverança.

Não se esquive nem tema aos opositores da fé, mas testemunhe tudo que Cristo é e fez por você!

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

O prêmio do bom combate

A vida é como um combate ou uma corrida: para vencer é preciso esforço e dedicação. Não podemos desistir! Por vezes chega o cansaço, o desânimo e parece que a luta nunca vai acabar. Mas não lutamos em vão. Há um prêmio que nos espera no fim da corrida.

O grande prêmio é a vida eterna com Jesus, sem mais dor nem sofrimento. Em meio à luta, precisamos lembrar que nosso alvo vale a pena! A glória do Céu é muito maior que o sofrimento atual. O combate pode ser duro, a corrida pode ser uma maratona, mas, no fim, a recompensa será maravilhosa!

O segredo para vencer o combate

A Bíblia nos dá a chave para combater o bom combate e sair vitorioso a fé. Um pouco de fé em Jesus pode até mover montanhas! Fé é confiar em Jesus, crendo que ele está no controle e já venceu.

A vitória não vem de nossa própria força. Somos fracos, mas Deus é forte! Ele nos dá a vitória. Quando tentamos fazer tudo sozinhos, fracassamos. Mas quando confiamos no poder de Deus e procuramos obedecer a Ele, Deus nos ajuda. Assim como Jesus foi vitorioso até sobre a morte, todos que creem em Jesus e não desistem já têm a vitória garantida.

Nós podemos combater o bom combate porque Jesus já venceu a batalha. A vitória dele é nossa vitória! Tenha fé e não desista de combater o bom combate e você sairá vencedor!

Lute, pela fé!

Paulo era um servo e pregador por excelência, mas compreendia que os dias se abreviavam e assim comparou a sua experiência de vida a de um lutador e atleta. Não somos fugitivos covardes, estagnados, nem estamos amedrontados perante os problemas, mas como bons soldados (2 Timóteo 2:3), combatemos, tendo Cristo a nossa frente!

Todos gostam de vencer. Mas para vencer é preciso lutar. As lutas da vida nem sempre são fáceis de vencer, mas a Bíblia nos mostra como podemos sair vitoriosos.

Com a ajuda de Jesus, podemos chegar ao fim da vida e dizer com Paulo:

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
- 2 Timóteo 4:7

Também pode lhe interessar: