Versículos sobre uso do véu


A Bíblia cita o uso do véu de três formas distintas. O véu era utilizado no Tabernáculo e no Templo de Jerusalém como uma cortina que separava o lugar mais sagrado do santuário, o Santo dos Santos. Com o sacrifício de Jesus na cruz, o véu do Templo rasgou-se, dando-no acesso direto a Deus.

O véu também é citado como uma peça de roupa na qual as mulheres cobriam suas cabeças durante a oração, como um sinal de respeito e submissão a Deus.

A Bíblia também trata o véu de forma simbólica, em várias passagens o véu significa a ocultação ou o escondimento da verdade.

Uso do véu na Bíblia

E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.
Marcos 15:38

o sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio.
Lucas 23:45

Por trás do segundo véu havia a parte chamada Lugar Santíssimo, onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.
Hebreus 9:3-4

De­pois, todos os israelitas se aproximaram, e ele lhes transmitiu todos os mandamentos que o Senhor lhe tinha dado no monte Sinai. Quando acabou de falar com eles, co­briu o rosto com um véu.
Êxodo 34:32-33

A própria natureza das coisas não ensina a vocês que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto.
1 Coríntios 11:14-15

Pen­dure o véu pelos colchetes e coloque atrás do véu a arca da aliança. O véu separará o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.
Êxodo 26:33

Coloque nele a arca da aliança e proteja-a com o véu.
Êxodo 40:3

Mas, quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado.
2 Coríntios 3:16

Já era quase meio-dia, e trevas cobriram toda a terra até as três horas da tarde; o sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio.
Lucas 23:44-45

a cobertura de pele de carneiro tingida de vermelho, a cobertura de couro e o véu protetor; a arca da aliança com as suas varas e a tampa;
Êxodo 39:34-35

Ele fez o véu de tecido azul, roxo, vermelho e linho fino, com querubins desenhados nele.
2 Crônicas 3:14

Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
Hebreus 10:19-20

Fizeram o véu de linho fino trançado e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, e mandaram bordar nele querubins.
Êxodo 36:35

Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 6:19-20

Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia. Na verdade a mente deles se fechou, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido. De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações.
2 Coríntios 3:13-15

Quando foi dito a Tamar: "Seu sogro está a caminho de Timna para tosquiar suas ove­lhas", ela trocou suas roupas de viúva, cobriu-se com um véu para se disfarçar e foi sentar-se à entrada de Enaim, que fica no caminho de Tim­na. Ela fez isso porque viu que, embora Selá já fosse crescido, ela não lhe tinha sido dada em casamento.
Gênesis 38:13-14

Como você é linda, minha querida!
Ah, como é linda!
Seus olhos, por trás do véu, são pombas.
Seu cabelo é como um rebanho de cabras
que vêm descendo do monte Gileade.
Cânticos 4:1

Seus lábios são como um fio vermelho;
sua boca é belíssima.
Suas faces, por trás do véu,
são como as metades de uma romã.
Cânticos 4:3