Certa vez Jesus foi questionado: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?" Jesus resumiu os dez mandamentos em dois. Ele dividiu os mandamentos em duas partes principais: amar a Deus e amar o próximo.

Veja os 2 maiores mandamentos na lei de Deus segundo Jesus:

1. Amar a Deus

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.
- Marcos 12:30 NVI

Portanto, ame o Senhor , seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força.
- Deuteronômio 6:5

Esse é o maior mandamento da Lei de Deus. Quem ama a Deus com tudo que tem não quer ficar longe dele, se arrepende de seus pecados, aceita Jesus como seu Salvador e vive para agradar a Deus. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.

Veja mais sobre como amar a Deus acima de tudo (e o que isso significa).

2. Amar os outros como a si mesmo

O segundo é este: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Não existe mandamento maior do que estes".
- Marcos 12:31

E o mandamento que dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.
- 1 João 4:21

Amar o próximo como a ti mesmo, significa ter os outros em igual valor. Se amamos a Deus, também devemos amar aos outros.

Se alguém disser: "Amo a Deus", mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
- 1 João 4:20

Todas as pessoas são pecadoras como você e eu, mesmo assim Deus nos ama a todos! Quando você entende isso e decide agir com amor, isso muda tudo que você faz. A paz, a paciência, o perdão, o respeito, a compaixão tudo isso vem se amar aos outros como a si mesmo.

Os dez mandamentos no Novo Testamento

Jesus não veio ao mundo para abolir a Lei, mas para cumpri-la. Como foi dito no Sermão da Montanha em Mateus 5:17-18. Somente Cristo cumpriu toda a lei e todas as profecias, comprovando ser o Messias:

"Foi isso que eu falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos".
- Lucas 24:44

Na passagem de Mateus 5:17-48, Jesus comentou a respeito de alguns dos 10 mandamentos de Moisés, a lei de Deus. Neste sermão, Jesus Cristo nos ensinou a ir além com nossos atos:

Pois eu digo que, se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.
- Mateus 5:20

Jesus quis dizer que devemos cumprir a Lei, mas não ficarmos presos a religiosidade das palavras. Obedecer aos mandamentos por amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

O sexto mandamento da lei de Moisés diz "não matarás" (Êxodo 20:13). Jesus foi além:

"Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre o risco de ir para o fogo do inferno."
- Mateus 5:22

Jesus quis dizer que matar vai além do ato em si. Na verdade, podemos revelar ter o mesmo ódio no coração ou nas palavras que deferimos contra as pessoas - através da fofoca, do rancor, do bulling - e Deus considerará todas essas coisas.

O sétimo mandamento diz "não adulterarás" (Êxodo 20:14). Jesus foi além:

"Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração."
- Mateus 5:28

O que se passa no nosso coração deve corresponder à Palavra de Deus. Cristo criticou os religiosos legalistas por obedecerem à Lei diante dos homens, mas desobedecerem a Deus no seu íntimo:

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.
- Mateus 23:27

Deus quer que obedeçamos a Ele por amor, não pela dor. Sua atitude perante as pessoas deve ser a mesma que tem quando está sozinho. O Senhor espera que o adoremos em Espírito e em Verdade.

Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.
- 1 João 5:3

Se amarmos a Deus e ao nosso próximo, não somente com palavras, mas com o nosso coração, estaremos glorificando a Deus e engrandecendo o Seu nome!

Veja mais sobre os mandamentos e sobre o amor: