A Bíblia nos oferece diversas orientações sobre dinheiro e riquezas. Muitos desses ensinamentos nos orientam a não amar o dinheiro nem nos apegarmos aos recursos deste mundo. Noutro sentido, somos aconselhados a priorizar a Deus, tendo um coração generoso, para lidar bem com as riquezas, com contentamento.

Vejamos alguns versículos bíblicos que nos ajudam a promover sabedoria, generosidade e uma atuação equilibrada em relação às finanças:

Não digam, pois, em seu coração:

Portanto, não pensem: "A minha força e o poder do meu braço me conseguiram estas riquezas."
Pelo contrário, lembrem-se do Senhor, seu Deus, porque é ele quem lhes dá força para conseguir riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu aos pais de vocês, como hoje se vê.

- Deuteronômio 8:17-18

Quando usado bem, o dinheiro é uma coisa boa. Mas muitas pessoas se esquecem de Deus quando têm muito dinheiro, porque pensam que não precisam de sua ajuda. Na verdade, tudo que temos nos foi dado por Deus! Sem sua ajuda, não teríamos nada.

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Mateus 6:24

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.

- Mateus 6:24

Ter dinheiro é bom, mas isso não pode tomar o lugar de Deus. Precisamos submeter cada parte de nossas vidas a Deus, até nossas finanças. Pôr o dinheiro em primeiro lugar é idolatria.

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. Eclesiastes 5:10

Quem ama o dinheiro jamais se fartará de dinheiro; e quem ama a abundância nunca ficará satisfeito com o que ganha. Também isto é vaidade.

- Eclesiastes 5:10

A felicidade não depende do dinheiro! Quem tem muito dinheiro também tem muitas responsabilidades e preocupações. Podemos ser ricos ou pobres, mas apenas encontramos verdadeira paz e contentamento em Jesus.

É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação. Provérbios 15:16

Melhor é o pouco, havendo o temor do Senhor,
do que um grande tesouro onde há inquietação.

- Provérbios 15:16

Quando precisamos pecar para conseguir mais dinheiro, é melhor ser pobre. Muito dinheiro não acalma a consciência e não podemos pagar nossa entrada no céu.

Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. 1 Timóteo 6:17

Exorte os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para o nosso prazer.

- 1 Timóteo 6:17

O dinheiro desaparece com facilidade. Podemos ser ricos um dia e perder tudo no outro. Por isso, não podemos confiar na riqueza. Mas Deus nunca falha. Ele sempre nos dá aquilo que precisamos, quando temos muito dinheiro ou pouco.

Veja também: