Versículos sobre Jerusalém


Jerusalém foi o centro de muitos eventos importantes da Bíblia, incluindo o destaque das profecias sobre o fim dos tempos. Jerusalém está situada na orla de um dos planaltos mais altos de Israel, ao sul do centro do país, cerca de trinta e sete milhas a leste do mar Mediterrâneo e cerca de vinte e quatro milhas a oeste do rio Jordão.

Jerusalém significa "posse de paz". É também chamada por vários nomes na Bíblia: "Salém", "Ariel", "Jebus", a "cidade de Deus", a "cidade santa", a "cidade de Davi" e "Sião".

A primeira referência bíblica específica a Jerusalém está em Josué 10:3. Vale lembrar, não é a cidade que é poderosa, mas o poder está e vem do Senhor.

Jerusalém na Bíblia

Por isso Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, fez o seguinte apelo a Hoão, rei de Hebrom, a Piram, rei de Jarmute, a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom:
Josué 10:3

Os descendentes de Judá não conseguiram expulsar os jebuseus, que viviam em Jerusalém; até hoje os jebuseus vivem ali com o povo de Judá.
Josué 15:63

Os cinco reis foram tirados da caverna. Eram os reis de Jerusalém, de Hebrom, de Jarmute, de Laquis e de Eglom.
Josué 10:23

Sucedeu que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, soube que Josué tinha conquistado Ai e a tinha destruído totalmente, fazendo com Ai e seu rei o que fizera com Jericó e seu rei, e que o povo de Gibeom tinha feito a paz com Israel e estava vivendo no meio deles.
Josué 10:1

Então Adoni-Bezeque disse: "Setenta reis com os polegares das mãos e dos pés cortados apanhavam migalhas debaixo da minha mesa. Agora Deus me retribuiu aquilo que lhes fiz". Eles o levaram para Jerusalém, onde morreu.
Juízes 1:7

Os homens de Judá atacaram também Jerusalém e a conquistaram. Mataram seus habitantes ao fio da espada e a incendiaram.
Juízes 1:8

Davi pegou a cabeça do filisteu, levou-a para Jerusalém e guardou as armas do filisteu em sua própria tenda.
1 Samuel 17:54

Então Zadoque e Abiatar levaram a arca de Deus de volta para Jerusalém e lá permaneceram.
2 Samuel 15:29

Davi também levou para Jerusalém os escudos de ouro usados pelos oficiais de Hadadezer.
2 Samuel 8:7

Absalão morou dois anos em Jerusalém sem ser recebido pelo rei.
2 Samuel 14:28

Então Mefibosete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei.
2 Samuel 9:13

Quan­do chegou de Jerusalém e encontrou-se com o rei, este lhe perguntou: "Por que você não foi comigo, Mefibosete?"
2 Samuel 19:25

Depois de mudar-se de Hebrom para Jerusalém, Davi tomou mais concubinas e esposas e gerou mais filhos e filhas.
2 Samuel 5:13

Em Hebrom, reinou sobre Judá sete anos e meio e, em Jerusalém, reinou sobre todo o Israel e Judá trinta e três anos.
2 Samuel 5:5

Então Davi lhe disse: "Fique aqui mais um dia; amanhã eu o mandarei de volta". Urias ficou em Jerusalém, mas no dia seguinte
2 Samuel 11:12

Então todos os de Israel abandonaram Davi para seguir Seba, filho de Bicri. Mas os de Judá permaneceram com seu rei e o acompanharam desde o Jordão até Jerusalém.
2 Samuel 20:2

Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém.
2 Samuel 11:1

O rei e seus soldados marcharam para Jerusalém para atacar os jebuseus que viviam lá. E os jebuseus disseram a Davi: "Você não entrará aqui! Até os cegos e os aleijados podem se defender de você". Eles achavam que Davi não conseguiria entrar,
2 Samuel 5:6

Salomão reinou quarenta anos em Jerusalém sobre todo o Israel.
1 Reis 11:42

Ele reinou quarenta anos em Israel: sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém.
1 Reis 2:11

Salomão juntou carros e cavalos; possuía mil e quatrocentos carros e doze mil cavalos, dos quais mantinha uma parte nas guarnições de algumas cidades e a outra perto dele, em Jerusalém.
1 Reis 10:26

Se este povo subir a Jerusalém para oferecer sacrifícios no templo do Senhor, novamente dedicarão sua lealdade ao senhor deles, Roboão, rei de Judá. Eles vão me matar e vão voltar para o rei Roboão".
1 Reis 12:27

Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho.
A seguir voltou a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, sacrificou holocaustos e apresentou ofertas de comunhão. Depois ofereceu um banquete a toda a sua corte.
1 Reis 3:15

Quando Roboão, filho de Salomão, chegou a Jerusalém, convocou cento e oitenta mil homens de combate, das tribos de Judá e de Benjamim, para guerrearem contra Israel e recuperarem o reino.
1 Reis 12:21

Então o rei Salomão reuniu em Jerusalém as autoridades de Israel, todos os líderes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para levarem de Sião, a Cidade de Davi, a arca da aliança do Senhor.
1 Reis 8:1

Depois de aconselhar-se, o rei fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: "Vocês já subiram muito a Jerusalém. Aqui estão os seus deuses, ó Israel, que tirarama vocês do Egito".
1 Reis 12:28

Todos esses foram chefes de famílias, líderes, conforme alistados em suas genealogias, e moravam em Jerusalém.
1 Crônicas 8:28

Davi também trouxe para Jerusalém os escudos de ouro usados pelos oficiais de Hadadezer.
1 Crônicas 18:7

Todos esses eram chefes de famílias levitas, alistados como líderes em suas genealogias, e moravam em Jerusalém.
1 Crônicas 9:34

Em Jerusalém Davi tomou para si mais mulheres e gerou mais filhos e filhas.
1 Crônicas 14:3

Joanã gerou Azarias -
que foi sacerdote no templo
construído por Salomão em Jerusalém -,
1 Crônicas 6:10

Pois Davi dissera: "Uma vez que o Senhor, o Deus de Israel, concedeu descanso ao seu povo e veio habitar para sempre em Jerusalém,
1 Crônicas 23:25

Davi e todos os israelitas marcharam para Jerusalém, que é Jebus. Os jebuseus, habitantes da cidade,
1 Crônicas 11:4

Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para trazer a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado.
1 Crônicas 15:3

Eles ministraram o louvor diante do tabernáculo, da Tenda do Encontro, até quando Salomão construiu o templo do Senhor em Jerusalém. Eles exerciam suas funções de acordo com as normas estabelecidas.
1 Crônicas 6:32

Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão, erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se com o rosto em terra.
1 Crônicas 21:16

Davi reuniu em Jerusalém todos os líderes de Israel: os líderes das tribos, os líderes das divisões a serviço do rei, os comandantes de mil e de cem, e os líderes encarregados de todos os bens e rebanhos que pertenciam ao rei e aos seus filhos, junto com os oficiais do palácio, os principais guerreiros e todos os soldados valentes.
1 Crônicas 28:1

Fez-se então uma proclamação em todo o Judá e em Jerusalém convocando todos os exilados a se reunirem em Jerusalém.
Esdras 10:7

Qualquer do seu povo que esteja entre vocês, que o seu Deus esteja com ele, e que vá a Jerusalém de Judá reconstruir o templo do Senhor, o Deus de Israel, o Deus que em Jerusalém tem a sua morada.
Esdras 1:3

Então os sacerdotes e os levitas receberam a prata, o ouro e os utensí­lios sagrados, depois de pesados, para levá-los a Jerusalém, ao templo do nosso Deus.
Esdras 8:30

" 'Que o templo seja reconstruído como local destinado à apresentação de sacrifícios e que se lan­cem os seus alicerces. Ele terá vinte e sete metros de altura e vinte e sete metros de largu­ra,
E os utensílios de ouro e de prata da casa de Deus, que Nabucodonosor tirou do templo de Jerusalém e trouxe para a Babilô­nia, serão devolvidos aos seus lugares no templo de Jerusalém; devem ser colocados na casa de Deus'.
Esdras 6:5

Alguns dos israelitas, inclusive sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e servi­dores do templo, também foram para Jerusalém no sétimo ano do reinado de Artaxerxes.
Esdras 7:7

Assim a obra do templo de Deus em Jerusalém foi interrompida e ficou parada até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia.
Esdras 4:24

Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos antepassados, que pôs no coração do rei o propósito de honrar desta maneira o templo do Senhor em Jerusalém,
Esdras 7:27

Jerusa­lém teve reis poderosos que governaram toda a região a oeste do Eufrates, aos quais se paga­vam impostos, tributos e taxas.
Esdras 4:20

Ora, o profeta Ageu e o profeta Zacarias, descendente de Ido, profetizaram aos judeus de Judá e de Jerusalém, em nome do Deus de Israel, que estava sobre eles.
Esdras 5:1

E o que for necessário: novilhos, carneiros, cordeiros para os holocaustos oferecidos ao Deus dos céus, e trigo, sal, vinho e azeite, conforme for solicita­do pelos sacerdotes em Jerusalém, tudo deverá ser entregue diariamente a eles, sem falta,
Esdras 6:9

E que Deus, que fez o seu nome ali habitar, derrube qual­quer rei ou povo que estender a mão para mudar este decreto ou para destruir esse templo de Jerusalém."Eu, Dario, o decretei. Que seja plena­mente executado".
Esdras 6:12

Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali,
Neemias 2:11

Então eu lhes disse: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos recons­truir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante.
Neemias 2:17

Eu lhes disse: As portas de Jerusalém não deverão ser abertas enquan­to o sol não estiver alto. E antes de deixarem o serviço, os porteiros deverão fechar e travar as portas. Também designei moradores de Jerusalém para sentinelas, alguns em postos no muro, outros em frente das suas casas.
Neemias 7:3

Por ocasião da dedicação dos muros de Jerusalém, os levitas foram procurados e trazidos de onde moravam para Jerusalém para celebrarem a dedicação alegremente, com cânticos e ações de graças, ao som de címba­los, harpas e liras.
Neemias 12:27

saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia conta­do a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daque­le em que eu estava montado.
Neemias 2:12

Exalte o Senhor, ó Jerusalém!
Louve o seu Deus, ó Sião,
Salmos 147:12

Nossos pés já se encontram
dentro de suas portas, ó Jerusalém!
Salmos 122:2

Por causa do teu templo em Jerusalém,
reis te trarão presentes.
Salmos 68:29

nos pátios da casa do Senhor,
no seu interior, ó Jerusalém!
Aleluia!
Salmos 116:19

Por tua boa vontade faze Sião prosperar;
ergue os muros de Jerusalém.
Salmos 51:18

Orem pela paz de Jerusalém:
"Vivam em segurança aqueles que te amam!
Salmos 122:6

Que a minha mão direita definhe,
ó Jerusalém, se eu me esquecer de ti!
Salmos 137:5

Que o Senhor o abençoe desde Sião,
para que você veja a prosperidade de Jerusalém
todos os dias da sua vida
Salmos 128:5

Ó Deus, as nações invadiram a tua herança,
profanaram o teu santo templo,
reduziram Jerusalém a ruínas.
Salmos 79:1

Lembra-te, Senhor, dos edomitas
e do que fizeram
quando Jerusalém foi destruída,
pois gritavam: "Arrasem-na!
Arrasem-na até aos alicerces!"
Salmos 137:7

Como os montes cercam Jerusalém,
assim o Senhor protege o seu povo,
desde agora e para sempre.
Salmos 125:2

Foi isto que Isaías, filho de Amoz, viu a respeito de Judá e de Jerusalém:
Isaías 2:1

Juntas cantem de alegria,
vocês, ruínas de Jerusalém,
pois o Senhor consolou o seu povo;
ele resgatou Jerusalém.
Isaías 52:9

contaram as casas de Jerusalém
e derrubaram algumas
para fortalecer os muros.
Isaías 22:10

eu tratarei Jerusalém e suas imagens
como tratei Samaria e seus ídolos."
Isaías 10:11

De Jerusalém sairão sobreviventes,
e um remanescente do monte Sião.
O zelo do Senhor dos Exércitos
realizará isso'.
Isaías 37:32

Como as aves dão proteção aos filhotes
com suas asas,
o Senhor dos Exércitos
protegerá Jerusalém;
ele a protegerá e a livrará;
ele a poupará e a salvará".
Isaías 31:5

Assim como uma mãe consola seu filho,
também eu os consolarei;
em Jerusalém vocês serão consolados".
Isaías 66:13

Por Jerusalém me regozijarei
e em meu povo terei prazer;
nunca mais se ouvirão nela
voz de pranto e choro de tristeza.
Isaías 65:19

Sacuda para longe a sua poeira;
levante-se, sente-se entronizada,
ó Jerusalém.
Livre-se das correntes em seu pescoço,
ó cativa cidade de Sião.
Isaías 52:2

Quando o Senhor tiver lavado a impureza das mulheres de Sião e tiver limpado por meio de um espírito de julgamento e de um espírito de fogo o sangue derramado em Jerusalém,
Isaías 4:4

Desde o princípio eu disse a Sião:
Veja, estas coisas acontecendo!
A Jerusalém eu darei um mensageiro
de boas-novas.
Isaías 41:27

Jerusalém está em ruínas,
e o povo de Judá está caído;
suas palavras e suas ações
são contra o Senhor,
desafiando a sua presença gloriosa.
Isaías 3:8

Ó povo de Sião, que mora em Jerusa­lém, você não vai chorar mais. Como ele será bondoso quando você clamar por socorro! Assim que ele ouvir, responderá a você.
Isaías 30:19

"Regozijem-se com Jerusalém
e alegrem-se por ela,
todos vocês que a amam;
regozijem-se muito com ela,
todos vocês que por ela pranteiam.
Isaías 66:10

Coloquei sentinelas em seus muros,
ó Jerusalém;
jamais descansarão, dia e noite.
Vocês que clamam pelo Senhor
não se entreguem ao repouso
Isaías 62:6

Desperte! Desperte, ó Sião!
Vista-se de força.
Vista suas roupas de esplendor,
ó Jerusalém, cidade santa.
Os incircuncisos e os impuros
não tornarão a entrar por suas portas.
Isaías 52:1

Por amor de Sião eu não sossegarei,
por amor de Jerusalém não descansarei
enquanto a sua justiça
não resplandecer como a alvorada,
e a sua salvação,
como as chamas de uma tocha.
Isaías 62:1

que executa as palavras de seus servos
e cumpre as predições
de seus mensageiros,
"que diz acerca de Jerusalém:
Ela será habitada,
e das cidades de Judá:
Elas serão construídas,
e de suas ruínas: Eu as restaurarei,
Isaías 44:26

Você, que traz boas-novas a Sião,
suba num alto monte.
Você, que traz boas-novas a Jerusalém,
erga a sua voz com fortes gritos,
erga-a, não tenha medo;
diga às cidades de Judá:
"Aqui está o seu Deus!"
Isaías 40:9

Enquanto isso, o exército do faraó tinha saído do Egito. E, quando os babilônios que cercavam Jerusalém ouviram isso, retiraram o cerco.
Jeremias 37:5

E Jeremias permaneceu no pátio da guarda até o dia em que Jerusalém foi conquis­tada.
Jeremias 38:28

Não vê o que estão fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
Jeremias 7:17

O profeta Jeremias disse todas essas palavras ao rei Zedequias de Judá, em Jerusalém,
Jeremias 34:6

Naquela época, chamarão Jerusalém 'O Trono do Senhor', e todas as nações se reuni­rão para honrar o nome do Senhor em Jerusa­lém. Não mais viverão segundo a obstinação de seus corações para fazer o mal.
Jeremias 3:17

"Ouçam, agora, a palavra do Senhor, todos vocês exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia!
Jeremias 29:20

Mas, quando Nabuco­donosor, rei da Babilônia, invadiu esta terra, dissemos: Venham, vamos para Jerusalém para escapar dos exércitos dos babilônios e dos sírios. Assim, permanecemos em Jerusalém".
Jeremias 35:11

Este é o conteúdo da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém aos líderes, que ainda restavam entre os exilados, aos sacer­dotes, aos profetas e a todo o povo que Nabuco­donosor deportara de Jerusalém para a Babilônia.
Jeremias 29:1

"Assim diz o Senhor: Do mesmo modo também arruinarei o orgulho de Judá e o orgu­lho desmedido de Jerusalém.
Jeremias 13:9

"Farei de Jerusalém
um amontoado de ruínas,
uma habitação de chacais.
Devastarei as cidades de Judá
até não restar nenhum morador."
Jeremias 9:11

Assim diz o Senhor
ao povo de Judá e de Jerusalém:
"Lavrem seus campos não arados
e não semeiem entre espinhos.
Jeremias 4:3

Naqueles dias, Judá será salva
e Jerusalém viverá em segurança,
e este é o nome pelo qual
ela será chamada:
O Senhor é a Nossa Justiça".
Jeremias 33:16

Ó Jerusalém, lave o mal
do seu coração
para que você seja salva.
Até quando você vai acolher
projetos malignos no íntimo?
Jeremias 4:14

"Quem terá compaixão de você,
ó Jerusalém?
Quem se lamentará por você?
Quem vai parar e perguntar
como você está?
Jeremias 15:5

Ouça a minha advertência, ó Jerusalém!
Do contrário eu me afastarei
inteiramente de você
e farei de você uma desolação,
uma terra desabitada".
Jeremias 6:8

O Senhor me disse: "Proclame todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém: Ouçam os termos desta aliança e cumpram-nos.
Jeremias 11:6

Jerusalém cometeu graves pecados;
por isso tornou-se impura.
Todos os que a honravam agora a desprezam,
porque viram a sua nudez;
ela mesma geme e se desvia deles.
Lamentações 1:8

Suplicante, Sião estende as mãos,
mas não há quem a console.
O Senhor decretou que os vizinhos de Jacó
se tornem seus adversários;
Jerusalém tornou-se coisa imunda entre eles.
Lamentações 1:17

Que posso dizer a seu favor?
Com que posso compará-la,
ó cidade de Jerusalém?
Com que posso assemelhá-la,
a fim de trazer-lhe consolo,
ó virgem, ó cidade de Sião?
Sua ferida é tão profunda quanto o oceano;
quem pode curá-la?
Lamentações 2:13

Nos dias da sua aflição e do seu desnorteio,
Jerusalém se lembra de todos os tesouros
que lhe pertenciam nos tempos passados.
Quando o seu povo caiu nas mãos do inimigo,
ninguém veio ajudá-la.
Seus inimigos olharam para ela
e zombaram da sua queda.
Lamentações 1:7

No terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou.
Daniel 1:1

Agora, Se­nhor, conforme todos os teus feitos justos, afasta de Jerusalém, da tua cidade, do teu santo monte, a tua ira e a tua indignação. Os nossos pecados e as iniquidades de nossos antepassados fizeram de Jerusalém e do teu povo objeto de zombaria para todos os que nos rodeiam.
Daniel 9:16

No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, com­preendi pelas Escrituras, conforme a palavra do Senhor dada ao profeta Jeremias, que a desola­ção de Jerusalém iria durar setenta anos.
Daniel 9:2

Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, cujas janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus.
Daniel 6:10

"Sim, naqueles dias e naquele tempo,
quando eu restaurar a sorte
de Judá e de Jerusalém,
Joel 3:1

O Senhor rugirá de Sião,
e de Jerusalém levantará a sua voz;
a terra e o céu tremerão.
Mas o Senhor será um refúgio
para o seu povo,
uma fortaleza para Israel.
Joel 3:16

"Então vocês saberão
que eu sou o Senhor, o seu Deus,
que habito em Sião, o meu santo monte.
Jerusalém será santa;
e estrangeiros jamais a conquistarão.
Joel 3:17

E todo aquele que invocar
o nome do Senhor será salvo,
pois, conforme prometeu o Senhor,
no monte Sião e em Jerusalém
haverá livramento
para os sobreviventes,
para aqueles a quem o Senhor chamar.
Joel 2:32

Assim diz o Senhor: "Estou voltando para Sião e habitarei em Jerusalém. Então Jerusalém será chamada Cidade da Verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos será chamado monte Sagrado".
Zacarias 8:3

Será habitada; nunca mais será destruída. Jerusalém estará segura.
Zacarias 14:11

"Por isso, assim diz o Senhor: 'Estou me voltando para Jerusalém com misericórdia, e ali o meu templo será reconstruído. A corda de medir será esticada sobre Jerusalém', de­clara o Senhor dos Exércitos.
Zacarias 1:16

"Naquele dia, procurarei destruir todas as nações que atacarem Jerusalém.
Zacarias 12:9

E muitos povos e nações poderosas virão buscar o Senhor dos Exércitos em Jerusalém e suplicar o seu fa­vor".
Zacarias 8:22

Também Judá lutará em Jerusalém. A riqueza de todas as nações vizinhas será recolhida, grandes quantidades de ouro, prata e roupas.
Zacarias 14:14

"Naquele dia, uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.
Zacarias 13:1

Então o anjo do Senhor respondeu: "Senhor dos Exércitos, até quando deixarás de ter misericórdia de Jerusalém e das cidades de Judá, com as quais estás indignado há setenta anos?"
Zacarias 1:12

Naquele dia, águas correntes fluirão de Jerusalém, metade delas para o mar do leste e metade para o mar do oeste. Isso acontecerá tanto no verão como no inverno.
Zacarias 14:8

Reunirei todos os povos para lutarem contra Jerusalém; a cidade será conquistada, as casas saqueadas e as mulheres violentadas. Metade da população será levada para o exílio, mas o restante do povo não será tirado da cidade.
Zacarias 14:2

Naquele dia, os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale; metade do monte será removi­do para o norte, e a outra metade para o sul.
Zacarias 14:4

Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém.
Mateus 2:3

Então alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, foram a Jesus e perguntaram:
Mateus 15:1

Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: "Quem é este?"
Mateus 21:10

Grandes multidões o seguiam, vindas da Galileia, Decápolis, Jerusalém, Judeia e da região do outro lado do Jordão.
Mateus 4:25

Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse:
Mateus 20:17

"Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que são enviados a vocês! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.
Mateus 23:37

"Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte
Mateus 20:18

Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.
Mateus 16:21

Assim, Saulo ficou com eles e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor.
Atos dos Apóstolos 9:28

Naqueles dias alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia.
Atos dos Apóstolos 11:27

Depois Jesus foi pelas cidades e povoados e ensinava, prosseguindo em direção a Jerusalém.
Lucas 13:22

Celebrava-se a festa da Dedicação, em Jerusalém. Era inverno,
João 10:22

Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém.
João 2:13

Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro.
Atos dos Apóstolos 1:12

No dia seguinte, as autoridades, os líderes religiosos e os mestres da lei reuniram-se em Jerusalém.
Atos dos Apóstolos 4:5

A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia.
Lucas 17:11

Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus.
João 5:1

e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
Lucas 24:47

Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém.
Lucas 9:51

Chegaram novamente a Jerusalém e, quando Jesus estava passando pelo templo, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos e lhe perguntaram:
Marcos 11:27

Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,
Hebreus 12:22

"Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está próxima.
Lucas 21:20

Ao se aproximar a Páscoa judaica, muitos foram daquela região para Jerusalém a fim de participarem das purificações cerimoniais antes da Páscoa.
João 11:55

Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar".
João 4:20

Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.
Atos dos Apóstolos 6:7

Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem.
Lucas 2:43

No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa ouviu falar que Jesus estava chegando a Jerusalém.
João 12:12

"Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que são enviados a vocês! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.
Mateus 23:37

Quando chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo.
Atos dos Apóstolos 9:26

Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
Atos dos Apóstolos 8:14

Enquanto estava em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos viram os sinais milagrosos que ele estava realizando e creram em seu nome.
João 2:23

Eu envio a vocês a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto".
Lucas 24:49

Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas
Marcos 11:15

Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: "Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.
Lucas 18:31

Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles.
Atos dos Apóstolos 15:4

Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: "Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma".
Atos dos Apóstolos 23:11

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra".
Atos dos Apóstolos 1:8

Eles estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e lhes disse o que haveria de lhe acontecer:
Marcos 10:32

E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão.
Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e de Samaria.
Atos dos Apóstolos 8:1

Veja também o que a Bíblia diz sobre: