Veja dinâmicas, brincadeiras com reflexão bíblica para grupos de jovens e células. As dinâmicas de quebra-gelo ajudam os participantes a descontrair, conhecer uns aos outros, além de conhecer sobre a importância da Bíblia. Experimente!

1. Dinâmica: quem sou?

Aplicação bíblica e moral: aumentar o conhecimento do grupo sobre diferentes personagens bíblicos.

Material necessário: adesivo ou papel que dê para colar na testa.

Como jogar: cada pessoa escreve em um papel o nome de um personagem bíblico e cola na testa do vizinho (sem este ver o que está escrito). Depois, um de cada vez, os participantes fazem uma pergunta sobre quem está escrito em sua testa. O resto do grupo só pode responder sim ou não à pergunta. Depois que todos tiverem feito uma pergunta, o primeiro pode fazer outra pergunta, e assim adiante. Ganha quem descobrir primeiro quem é seu personagem.

Nota: para quem não tem muito conhecimento bíblico, é importante escolher personagens fáceis, que sejam muito conhecidos.

2. Personagens bíblicos para imitar na mímica

Aplicação bíblica e moral: conhecer os personagens bíblicos de forma divertida

Material necessário: papel, caixa ou sacola e caneta

Como brincar: Deposite numa caixa ou saco nomes de personagens bíblicos e divida os participantes em dois grupos. Escolha um de cada grupo para bom de mímica. Cada um deve retirar um nome e apenas com mímica deve revelar o personagem retirado. O primeiro grupo a descobrir vence a brincadeira.

Sugestão de personagens: Jesus, Pedro, Lázaro, Sansão, Gideão, Jonas, Paulo, Zaqueu, Nabucodonosor, José, Moisés, David, Golias, Paulo.

3. Procurando a ovelha perdida

Aplicação bíblica e moral: ligação com a parábola da ovelha perdida (Lucas 15) ou o ensinamento de Jesus sobre o bom pastor (João 10).

Material necessário: ovelha (desenho ou brinquedo).

Como jogar: esconda uma pequena figura de uma ovelha em algum lugar. Depois os participantes procuram a ovelha. Ganha quem a encontrar.

Variação: Esconda várias ovelhas em vários lugares. Ganha quem encontrar mais ovelhas.

4. Que personagem da Bíblia você seria?

Aplicação bíblica e moral: conhecer mais uns aos outros e os personagens da Bíblia. Pode levar a reflexão sobre bons (ou maus) atributos.

Material necessário: imaginação.

Como jogar: cada participante tem de dizer que personagem da Bíblia seria (ou gostaria de ser) e porquê.

Variação: o grupo decide qual o personagem da Bíblia com que cada membro mais se parece.

5. Imitar a Cristo

Aplicação bíblica e moral: a dinâmica trabalha sobre o fundamento dito por Paulo; sermos imitadores de Cristo como ele era. A importância de uma boa liderança que nos faça imitarmos a Cristo.

Como brincar: coloque todos de mãos dadas em círculo. Designe um líder. Este, executa um movimento - sem falar - e todo grupo deve imitar o mais rápido possível.

Sugestão de movimentos: levantar o braço direito, braço esquerdo, colocar o braço à frente, abaixar-se, dar um passo a frente, saltar.

6. Conversa no Céu

Aplicação bíblica e moral: conhecer mais sobre figuras bíblicas (e históricas); introdução à história de um personagem bíblico.

Material necessário: imaginação.

Como jogar: cada participante tem de dizer uma pessoa da Bíblia com quem gostaria de conversar no Céu e porquê. Se tiverem pouco conhecimento da Bíblia, pode ser qualquer pessoa da História.

7. Busque na Bíblia

Aplicação bíblica e moral: aumentar o conhecimento dos participantes dos livros da Bíblia e onde ficam. Também pode servir para introduzir a passagem principal de um estudo bíblico.

Material necessário: Bíblias em papel.

Como jogar: escolha alguns versículos ou passagens da Bíblia. Quando você disser, os participantes devem procurar a referência em suas Bíblias. Ganha quem encontrar e ler alto a passagem primeiro. O jogo pode ter várias rondas e vários níveis de dificuldade.

Variação: para grupos maiores (ou com poucas Bíblias), divida os participantes em equipes.

Nota: se for jogado com pessoas com pouco conhecimento bíblico, escolha passagens fáceis de encontrar (uma busca por Naum pode levar muito mais tempo do que você imagina).

8. Dinâmica: e se hoje for seu último dia?

Aplicação bíblica e moral: introduzir vários temas: o fim do mundo, a morte, a vida cristã, a salvação.

Material necessário: imaginação.

Como jogar: cada participante deve responder à pergunta "Se você soubesse que Jesus iria voltar dentro de 24 horas, como você passaria seu último dia?".

9. Aprender os 10 Mandamentos (2 variações)

Aplicação bíblica e moral: aprender os 10 Mandamentos.

Material necessário: papéis com os 10 Mandamentos escritos.

Como brincar: escreva cada um dos 10 Mandamentos em um papel individual, depois misture-os. Os participantes devem tentar colocá-los todos na ordem correta.

Variação 1: para complicar, junte alguns outros mandamentos que não fazem parte dos 10 Mandamentos. Além de ordenar os mandamentos, os participantes terão de descobrir quais não fazem parte da lista.

Variação 2: faça dois ou mais conjuntos de mandamentos e divida o grupo em equipes. Ganha quem acertar mais (contra o relógio), ou quem completar tudo primeiro.

10. Adivinhe a cena

Aplicação bíblica e moral: pode servir para introduzir um estudo bíblico sobre uma história da Bíblia.

Material necessário: imaginação.

Como jogar: em segredo, dê a um participante uma cena conhecida da Bíblia que ele terá de representar por mímica. Pode fazer gestos, mas não pode falar. O restante do grupo tem de adivinhar qual é a cena da Bíblia. Quem acertar primeiro se torna a próxima pessoa a fazer a mímica de outra cena da Bíblia.

11. Crescendo firme!

Aplicação bíblica e moral: as estruturas mais altas têm os fundamentos mais sólidos. Jesus é nosso firme fundamento para uma vida sólida e em crescimento.

Material necessário: baralho de cartas ou conjunto de blocos de madeira.

Como brincar: cada participante deve tentar construir a estrutura mais alta com as cartas ou os blocos de madeira, sem que tudo desabe.

Variação: divida os participantes por equipes. Ganha a equipe que criar a estrutura mais alta e sólida.

Veja também: