Versículos sobre Bebidas alcoólicas


A maioria das vezes em que se faz referência a alguma bebida alcoólica na Bíblia, se faz alusão ao vinho. Existiam outras bebidas fermentadas na época - bebida forte - mas o vinho era a bebida mais popular.

Apesar de fazer parte da alimentação, temos diversas situações em que Deus pede aos seus servos para que se abstenham do vinho - ou de qualquer bebida forte - como forma de se consagrar a Ele por certo tempo.

O risco do vício está presente em toda bebida alcoólica. Apesar de ser relacionado à alegria, a Bíblia nos mostra as tristes consequências de uma vida que se torna dependente do álcool e não de Deus.

Bebidas alcoólicas na Bíblia

Noé, que era agricultor, foi o primeiro a plan­tar uma vinha. Be­beu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda.
Gênesis 9:20-21

O vinho é zombador
e a bebida fermentada provoca brigas;
não é sábio deixar-se dominar por eles.
Provérbios 20:1

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
Efésios 5:18

"Diga o seguinte aos israelitas: Se um homem ou uma mulher fizer um voto especial, um voto de separação para o Senhor como nazireu, terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas e não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada. Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas.
Números 6:2-3

Ai dos que se levantam cedo
para embebedar-se,
e se esquentam com o vinho até a noite!
Isaías 5:11

O vinho novo vai-se,
e a videira murcha;
todos os que se divertiam gemem.
Isaías 24:7

Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.
Romanos 14:20-21

Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.
1 Timóteo 3:1-3

Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.
Tito 2:3

Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos.
1 Timóteo 3:8

"Vo­cê e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações.
Levítico 10:9

Não ande com os que
se encharcam de vinho,
nem com os que
se empanturram de carne.
Provérbios 23:20

Todavia, tenha cuidado, não beba vinho nem outra bebida fermentada e não coma nada impuro; e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus".
Juízes 13:4-5

De quem são os ais?
De quem as tristezas?
E as brigas, de quem são?
E os ferimentos desnecessários?
De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho,
dos que andam à procura
de bebida misturada.
Provérbios 23:29-30

Absalão ordenou aos seus homens: "Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: 'Matem Amnom!', vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos!"
2 Samuel 13:28

Dê bebida fermentada aos
que estão prestes a morrer,
vinho aos que estão angustiados;
Provérbios 31:6

"Não convém aos reis, ó Lemuel;
não convém aos reis beber vinho,
não convém aos governantes
desejar bebida fermentada,
Provérbios 31:4

Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.
Daniel 1:8