Versículos sobre batalha


Sinônimo de guerra, luta e peleja, "batalha" era uma atividade bastante comum nos tempos do Antigo Testamento (2 Samuel 11:1). Nas suas batalhas, o povo hebreu era sempre confrontado a confiar totalmente na liderança e na força do Senhor seu Deus, o Senhor dos Exércitos. Este é um dos títulos de Deus (Isaías 44:6) utilizado para dar ênfase ao seu grande poder diante de todos os exércitos da terra, dos astros no céu, de anjos ou das legiões de espíritos malignos. Os inimigos do povo judeu eram considerados igualmente inimigos de Deus. Ele é sempre apresentado como o grande Guerreiro (Êxodo 15:3) combatendo em favor de Israel ou fazendo uso da guerra para corrigir o seu povo.   

No Novo Testamento, período em que o Império romano dominava sobre Israel, a linguagem de guerra aparece mais num sentido metafórico (Judas 1:3), como na ilustração da armadura de Deus (Efésios 6:11) e para descrever a batalha do fim dos tempos (Apocalipse 16:14; 20:7-10). Aprendemos também através da Palavra de Deus que não devemos viver em luta uns com os outros, por nenhuma causa. A nossa batalha é contra domínios deste mundo, contra forças espirituais do mal nas regiões celestiais e, não contra as pessoas (Efésios 6:10-17).

Felizmente, aguardamos também por um tempo de perfeita paz (Apocalipse 21:3-4), em que não haverá mais guerras, nem mal ou destruição (Isaías 65:16-25). É nesta esperança que o cristão batalha nesta vida, como bom soldado de Cristo, pela fé em Jesus enquanto viver. 

Batalha na Bíblia

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Efésios 6:11-17

Amados, embora estivesse muito ansioso para escrever a vocês acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.
Judas 1:3

Não tenham medo deles. O Senhor, o seu Deus, é quem lutará por vocês.
Deuteronômio 3:22

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.
2 Coríntios 10:3-4

Bendito seja o Senhor, a minha Rocha,
que treina as minhas mãos para a guerra
e os meus dedos para a batalha. Ele é o meu aliado fiel, a minha fortaleza,
a minha torre de proteção
e o meu libertador;
é o meu escudo, aquele em quem me refugio.
Ele subjuga a mim os povos.
Salmos 144:1-2

tempo de amar e tempo de odiar,
tempo de lutar e tempo de viver em paz.
Eclesiastes 3:8

Durante a batalha clamaram a Deus, que os ajudou, entregando os hagarenos e todos os seus aliados nas suas mãos. Deus os atendeu, porque confiaram nele.
1 Crônicas 5:20

Ele me guarda ileso na batalha,
sendo muitos os que estão contra mim.
Salmos 55:18

"Assim diz o Senhor,
o rei de Israel, o seu redentor,
o Senhor dos Exércitos:
Eu sou o primeiro e eu sou o último;
além de mim não há Deus.
Isaías 44:6

Mas o Senhor, o nosso Deus, entregou-o a nós, e o derrotamos, a ele, aos seus filhos e a todo o seu exército.
Deuteronômio 2:33

O Senhor é guerreiro,
o seu nome é Senhor.
Êxodo 15:3

Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém.
2 Samuel 11:1

Bendito seja o Senhor, a minha Rocha,
que treina as minhas mãos para a guerra
e os meus dedos para a batalha.
Salmos 144:1

Depois o Senhor sairá para a guerra contra aquelas nações, como ele faz em dia de bata­lha.
Zacarias 14:3

Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensiná-las a outros. Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar àquele que o alistou.
2 Timóteo 2:1-4

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo,
Efésios 6:11

Timóteo, meu filho, dou a você esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.
1 Timóteo 1:18-19

Amados, embora estivesse muito ansioso para escrever a vocês acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.
Judas 1:3

Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".
Apocalipse 21:3-4

"Pois vejam!
Criarei novos céus
e nova terra,
e as coisas passadas não serão lembradas.
Jamais virão à mente! Alegrem-se, porém, e regozijem-se
para sempre no que vou criar,
porque vou criar Jerusalém para regozijo
e seu povo para alegria. Por Jerusalém me regozijarei
e em meu povo terei prazer;
nunca mais se ouvirão nela
voz de pranto e choro de tristeza. "Nunca mais haverá nela
uma criança que viva poucos dias,
e um idoso que não complete
os seus anos de idade;
quem morrer aos cem anos
ainda será jovem,
e quem não chegar aos cem será maldito. Construirão casas e nelas habitarão;
plantarão vinhas e comerão do seu fruto. Já não construirão casas
para outros ocuparem,
nem plantarão para outros comerem.
Pois o meu povo terá vida longa
como as árvores;
os meus escolhidos esbanjarão
o fruto do seu trabalho. Não labutarão inutilmente,
nem gerarão filhos para a infelicidade;
pois serão um povo abençoado
pelo Senhor,
eles e os seus descendentes. Antes de clamarem,
eu responderei;
ainda não estarão falando, e eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro comerão juntos,
e o leão comerá feno, como o boi,
mas o pó será a comida da serpente.
Ninguém fará nem mal nem destruição
em todo o meu santo monte",
diz o Senhor.
Isaías 65:17-25

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
João 16:33

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
2 Timóteo 4:7

Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.
Colossenses 4:12

São espíritos de demônios que realizam sinais milagrosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso.
Apocalipse 16:14

e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar.
Apocalipse 20:8

Veja também o que a Bíblia diz sobre: