O rei Salomão, filho de Davi, foi o 3º rei de Israel e é conhecido pela sua grande sabedoria. Além disso, Salomão também foi um dos mais ricos e poderosos reis de Israel. No entanto, outro notável aspecto da sua vida, foi o grande número de mulheres que teve. Conforme registrado no primeiro livro de Reis, capítulo 11 da Bíblia, Salomão teve mil mulheres, isto é, 700 esposas e 300 concubinas.

A sua decisão libertina de se casar com centenas de esposas estrangeiras teve consequências significativas para seu reinado. Ele se casou com muitas mulheres de diferentes nações, incluindo egípcias, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias. Esses casamentos eram frequentemente políticos, destinados a selar alianças e tratados com essas nações vizinhas.

O problema desses casamentos estava relacionado ao fato que as esposas estrangeiras trouxeram consigo suas próprias práticas religiosas pagãs, seus costumes e deuses. Muitas delas adoravam ídolos e ofereciam sacrifícios a deuses estranhos, o que era estritamente proibido pela Lei de Deus, dada a Israel.

A Bíblia relata que, à medida que Salomão envelhecia, seu coração se desviava de Deus devido à influência de suas esposas, levando-o a adorar outros deuses. Isso desagradou profundamente a Deus, que havia dado sabedoria e prosperidade a Salomão. Em resposta à infidelidade dele, Deus determinou que o reino de Salomão seria dividido após sua morte.

Salomão se casa com centenas de esposas

¹ Além da filha de Faraó, Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias,
² mulheres das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: "Não casem com elas, nem casem elas com vocês, pois perverteriam o coração de vocês, para seguirem os seus deuses." A estas Salomão se apegou pelo amor.
³ Tinha setecentas mulheres que eram princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
⁴ Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses, e o coração dele não era fiel ao Senhor, seu Deus, como havia sido fiel o coração de Davi, seu pai.
⁵ Salomão seguiu Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, abominação dos amonitas.
⁶ Assim, Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir o Senhor, como Davi, seu pai, havia feito.
⁷ Nesse tempo, sobre o monte que fica diante de Jerusalém, Salomão construiu um santuário a Quemos, abominação de Moabe, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom.
⁸ Assim fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses.

- 1 Reis 11:1-8

A consequência da idolatria de Salomão e suas mulheres

⁹ O Senhor se indignou contra Salomão, por ter desviado o seu coração do Senhor, Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes
¹⁰ e ordenado que não seguisse outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o Senhor lhe havia ordenado.
¹¹ Por isso o Senhor disse a Salomão:
— Já que você procedeu assim e não guardou a minha aliança, nem os meus estatutos que lhe ordenei, vou tirar o reino de você e dá-lo a um dos seus servos.
¹² No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você estiver vivo, mas durante o reinado do seu filho.
¹³ Todavia, não tirarei o reino todo; darei uma tribo a seu filho, por amor a Davi, meu servo, e por amor a Jerusalém, que escolhi.
¹⁴ O Senhor levantou um adversário contra Salomão, a saber, Hadade, o edomita, que era da linhagem real de Edom.
¹⁵ Porque, quando Davi esteve em Edom, Joabe, o comandante do exército, que tinha ido sepultar os mortos, matou todos os homens em Edom.
¹⁶ Porque Joabe ficou ali seis meses com todo o Israel, até que eliminou todos os homens em Edom.
¹⁷ Porém Hadade fugiu para o Egito na companhia de alguns homens edomitas, dos servos de seu pai. Na ocasião, Hadade era ainda muito jovem.
¹⁸ Partiram de Midiã e foram até Parã, de onde levaram consigo alguns homens e chegaram ao Egito, a Faraó, rei do Egito, que deu a Hadade uma casa, e lhe prometeu sustento, e lhe deu terras.
¹⁹ Hadade encontrou favor aos olhos de Faraó, tanto que este lhe deu por mulher a irmã de sua própria mulher,
²⁰ a irmã de Tafnes, a rainha. A irmã de Tafnes deu-lhe à luz seu filho Genubate, que foi criado por Tafnes na casa de Faraó, onde Genubate ficou entre os filhos de Faraó.
²¹ Quando Hadade soube no Egito que Davi tinha morrido e que Joabe, comandante do exército, estava morto, disse a Faraó:
— Deixe-me voltar para a minha terra.
²² Então Faraó lhe perguntou:
— Mas o que lhe falta comigo, para que você queira voltar para a sua terra?
Hadade respondeu:
— Não me falta nada; mas deixe-me ir.
²³ Deus levantou mais um adversário contra Salomão, a saber, Rezom, filho de Eliada, que havia fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá.
²⁴ Ele ajuntou homens e se fez chefe de um bando. Depois do morticínio feito por Davi, eles se foram para Damasco, onde habitaram e fizeram de Rezom o seu rei.
²⁵ Este foi adversário de Israel durante toda a vida de Salomão, e lhe fez mal, como Hadade havia feito. Rezom detestava Israel e reinava sobre a Síria.

- 1 Reis 11:9-25

Embora Salomão tenha sido um rei sábio e próspero, suas muitas esposas estrangeiras e a influência que elas exerceram sobre ele acabaram sendo sua ruína espiritual e contribuíram para a divisão do reino de Israel após sua morte. A história das mulheres de Salomão é um lembrete das consequências da desobediência às leis de Deus e da importância de manter a fé e a devoção espiritual em primeiro lugar em nossas vidas.

Veja também: